3
Viagem

Como é voar pela Qatar Airways – De São Paulo a Doha

As companhias aéreas dos Emirados sempre lideram como as melhores companhias aéreas do mundo. Era a minha vez de viajar então pela Qatar Airways, uma empresa sediada em Doha no Qatar.

Dias antes do dia do embarque, liguei para o escritório de São Paulo perguntando sobre o visto. O visto dos Emirados é diferente dos EUA por exemplo, eles são “patrocinados” por Cias Aéreas ou pelo hotel que você for se hospedar.

Contei a funcionária da Qatar Airways, que não iria sair do aeroporto de Doha, que meu destino mesmo era Dubai.

A própria funcionária disse que não poderia tirar o visto pela Qatar Airways, como é feito quando se voa pela Emirates por exemplo, já que meu destino não era Doha. A primeira baixa da Qatar Airways, os funcionários não sabem dar as informações corretas aos clientes.

O visto sim pode ser tirado pela Qatar Airways, no próprio site da empresa, só que todo trâmite está em inglês. Já que Doha e Dubai fazem parte dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e o visto é legal para todos lugares que pertecem a eles.

Então foi isso que nós fizemos, e não tivemos problema algum. Recebemos o visto por e-mail em 4 dias úteis.

Bom, quanto ao voo estava com a expectativa alta, já que tive boas experiências em outras companhias aéreas.

Então estava esperando que viesse coisa boa, para quase 15 horas de voo até Doha.

4

IMG_5777

Sempre ouvi que a empresa é uma das melhores tanto na educação, pontualidade e conforto. Eles conseguiram me desapontar nas 3 categorias!!!

O voo que sai de São Paulo, não tem o melhor horário do mundo, ele sai as 3:10 da manha!!! É aquele tipo de voo que te deixa um zumbi, mas sem poder dormir aguardando o embarque.

No check-in fomos informados que nosso voo estava atrasado, pois nossa aeronave estava vindo de Buenos Aires e lá estava tendo uma greve no abastecimento das aeronaves. Começamos bem!

Então nosso voo foi remarcado para as 5:30 da manhã. Como ele estava vindo da argentina, a aeronave já estava um pouco cheia quando embarcamos.

Meu voo foi na classe econômica, as poltronas são um pouquinho mais distantes do que as outras companhias, que já tinha voado.

Em cada assento quando entramos estava disposto, um travesseiro, um fone de ouvido, um cobertor, além de uma uma necessaire tapa olhos, proteção de ouvido, pasta e escova de dente.

As poltronas possuem monitor individual, com as informações do voo, um duty free e POUQUISSIMAS opções de filmes.

Eram filmes super antigos como Titanic, O Diário de uma Princesa e a maioria dos filmes não tem legenda nem português e sim em árabe, muito bom né?

Todos avisos e comunicados durante o voo foram feitos em árabe e em inglês, e tambem não vi um comissário falando português ou espanhol nem no voo de ida, nem da volta.

IMG_4006

IMG_4008

IMG_5832

5

Já peguei voos para os EUA com Wi-Fi a bordo, e sabia que a Qatar também tinha esse tipo de serviço, mas eles só disponibilizaram Wi-Fi para outros voos. Esse que faz São Paulo- Doha com voo de 14 horas não possui, mais um ponto negativo para a empresa.

Já o voo que peguei de Doha para Dubai, que demora 45 minutos possui Wi-Fi a bordo, vai entender….

Sobre o serviço de bordo, como entramos no avião já quase amanhecendo, logo foi servido um café da manha. Nada extraordianário, pão, ovos, manteiga, um cream cheese, um potinho com frutas, café , suco de laranja e uma barrinha de chocolate ao leite ( bem saudável haha).

2

Agora era o momento de servir o almoço, eu que estava morrendo de fome, com todo aquele atraso já no embarque, estava esperando para almoçar. Já que não ia comer uma barra de chocolate ao leite no café da manhã.

Estavamos sentados na saída de emergência, e demorou muito para nos servirem o almoço. Primeiro eles nos serviram as bebidas, correndo. Pedi coca ligh/zero, e a comissaria disse que não tinha!! OK Pedi uma Coca normal, ela serviu, quente sem gelo, e logo saiu rapidamente e não deu nem tempo de pedir o gelo.

Então ela voltou com a comida e consegui pedir meu gelo, aí nos disse que tinham 3 opções de almoço, porém duas tinham acabado e sobrado somente a opção vegetariana!!!!!!

Eu que estava morrendo de fome, só tinha a opção de comer tofu com molho de tomate. Meus pontos com a Qatar só estavam despencando… O que me restou durante 14 horas, foi ficar comendo pão com barra de chocolate ao leite, sim veio outra no almoço.

IMG_5840

Nas minha idas lá atrás para pegar mais pão, pois não tinha almoçado, vi que eles tinham Coca Light sim. Mais um ponto negativo para empresa e comissários.

Depois do almoço teve mais um lanche, veio o que? Mais pão!

Chegando em Doha, claro, perdemos a conexão. Tinham nos informado no check-in em Guarulhos que nesse trecho por dia tinham 27 voos.

Esperávamos entrar no próximo, para não perder um dia de hotel, fora que a viagem se torna muito cansativa com todos esses atrasos. Todos os próximos voos estavam lotados, então ficamos da meia noite até as 6 da manha ( horário local de Doha), aguardando o próximo voo com lugar disponível.

O voo da volta foi praticamente a mesma coisa, nada de coca light ( e tinha porque dessa vez eu fui buscar lá no fundo), os mesmos filmes da ida. A comida tinha duas opções no almoço, a vegetariana e franco com purê de batata.

Ah.. e muito pão e barra de chocolate ao leite.

Agora, por que escolhemos Qatar Airways? Queríamos pontuar no One World, mas os pontos foram tão ruins que não compensou tambem.

Minha experiencia com a Qatar não foi boa, então não recomendo! Eles sempre ganham como melhor companhia aérea para se voar na Business Class, então acho que eles esquecem da classe econômica.

IMG_5838

IMG_5861

Artigo Escrito por:

Arquiteta, apaixonada por decoração que ama a fazer a mala pra sair conhecendo o mundo. Sempre ligada nas novidades na área de beleza. Desde 2014, decidi colocar tudo junto, minhas dicas de arquitetura, viagens, produtos, maquiagens e compartilhar minhas experiências. Assim surgiu o meu: ClaraTips. Enjoy!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x